Controlando cargas perigosas com IOT´S

Atualmente a maior parte das cargas perigosas, e por perigosas, falamos de: explosivos, gases industriais, produtos químicos e óleos combustíveis; trafegam pelo Brasil se estarem monitoradas durante todo o seu trajeto. Os veículos que as transportam podem estar sobre controle por satélite, mas é possível hoje em dia ir além desse controle do veiculo.

Utilizando-se um IOT é possível controlar e acompanhar as condições dessa carga. Temperatura, Pressão, Humidade e outras variáveis de ambiente que podem impactar as condições dessa carga podem ser acompanhadas e monitoradas em tempo real.

O que esse controle permite ? Em primeiro lugar sabermos sua localização. Em segundo lugar podemos acompanhar essas variáveis e com isso podemos saber se a carga, o veiculo e consequentemente se outros veículos  e a própria rodovia correm algum risco.

Mas que outros ganhos desses controles você pode obter. Nas cargas liquidas e gasosas uma das diferenças você consegue controlar diferenças de peso e volume em virtude da variação de temperatura. E com isso consegue entender perdas decorrentes do transporte.

Além disso, ao monitorarmos as condições ambientais podemos identificar se os riscos decorrentes desse transporte e dessa variação ambiental podem apresentar riscos de acidente, e com isso tomarmos medidas que possam evitar os mesmos.

Por fim conseguimos ainda controlar paradas programadas e tempos de paradas durante o transporte e ao mesmo tempo seguir monitorando todas as condições desse transporte, estando o motorista na cabine ou estando o veiculo estacionado.

Os benefícios do uso de IOT´s para controle das cargas perigosas vem da prevenção dos acidentes.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!