Guia básico do monitoramento de cargas!

A importância do monitoramento de cargas é bem reconhecida pela grande maioria das empresas brasileiras, independentemente do seu segmento.

Para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas sobre monitoramento de cargas, preparamos este artigo especial.

Trata-se de um guia básico, que reunimos algumas informações importantes sobre esse processo que está diretamente ligado ao sucesso no transporte de cargas.

Boa leitura!

1. O que é monitoramento de cargas

O monitoramento de cargas é o processo logístico que possibilita o acompanhamento em tempo real da situação da carga, do veículo que a transporta, desde o momento do carregamento até a entrega no destino final.

Assim, o monitoramento de cargas permite a coleta e análise de informações sobre a rota seguida pelo veículo, prevendo potenciais riscos e perdas da carga durante o processo de transporte.

2. Conheça o Datalong16, dispositivo que possibilita o monitoramento de cargas

A Datalong16 é uma empresa especializada em internet das coisas e monitoramento, eles desenvolveram um dispositivo de monitoramento de cargas, que é capaz de verificar a localização da frota e controlar as condições da carga.

Com esse sistema de monitoramento é possível ter controle exato sobre a localização geográfica da carga transportada e se algo acontecer com a carga durante o processo de transporte você é rapidamente avisado e consegue tomar as ações necessárias.

Essa tecnologia é indicada para controlar o ciclo frio, congelados, produtos químicos, remédios, vacinas e órgãos nos quais essas condições são determinantes para manter a qualidade do mesmo. Esse dispositivo pode ser usado não apenas durante o transporte, mas em todo o ciclo de vida dos produtos, podendo ser colocado nas câmaras frias, nos veículos de transportes, nas gôndolas, reduzindo perdas e aumentando o controle.

Por conta do uso de tecnologias similares, muitos gestores costumam comparar o monitoramento de cargas com o rastreamento, o que é um total equívoco.

3. Entenda a diferença entre rastreamento e monitoramento de cargas

O rastreamento de cargas é uma tecnologia muito mais simples, que faz parte do conjunto de ações de acompanhamento em tempo real de uma carga, desde o ponto de partida até o momento da entrega.

O rastreamento é o processo de sinalização desenvolvido para localizar uma carga, utilizado nas situações de desaparecimento ou roubo, utilizando, sinais de radiofrequência para localização.

Já com o sistema de monitoramento de cargas você não apenas verifica a localização da carga, mas também controla as condições de: temperatura, pressão, aceleração, impactos sobre o produto. O dispositivo Datalong16 da GED  & AP Tecnologia, é capaz de fornecer alertas para informar gestores, motoristas e responsáveis pela carga ou pátio sobre as condições de armazenamento. Em tempo real você pode ter informações sobre todas as condições de armazenamento em seu pátio, suas gôndolas, caminhões, armazéns e outros meios e locais de armazenamento.

4. Quais são os benefícios do uso de monitoramento de cargas 

Os principais benefícios que podemos abordar são:

– Acompanhamento de ocorrências com a carga em tempo real;

– Possibilidade de alterar a rota com a carga já em movimento, para evitar atrasos e perdas;

– Prevenção de roubos e de acidentes e a melhoria da comunicação entre gestores e motoristas.

5. Entenda o impacto positivo da tecnologia no monitoramento de cargas

Conforme já abordamos ao longo desse artigo, a implementação da tecnologia no monitoramento de cargas ainda é um desafio para algumas empresas.

Por outro lado, o uso dessa tecnologia está otimizando todas ações relacionadas ao acompanhamento de todas as etapas do transporte de cargas, desde o local de origem até a chegada ao destino final.

E chegamos ao fim do nosso guia básico do monitoramento de cargas! Com esse nosso nosso artigo, você aprendeu um pouco sobre o que é monitoramento de cargas e quais são os desafios e os benefícios desse processo para a as empresas de logística.

Quer saber mais sobre monitoramento de cargas e como o nosso dispositivo pode ajudar na melhoria do transporte? Fale conosco. 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!