Sua empresa está preparada para sobreviver ao Século XXI?

Em 2017, durante a Mobile Conference, após uma palestra de uma empresa de comunicação, o palestrante abriu a conferência colocando aproximadamente 50 grandes corporações na tela e perguntou: “Quais dessas empresas não sobreviverão ao século XXI?” A plateia ficou em absoluto silêncio. Ele finalizou dizendo que 20% das empresas citadas sobreviveriam ao século XXI.

Novamente este ano, em uma outra apresentação sobre Inovação, a mesma pergunta foi relançada: “Quem vocês acreditam que não sobreviverão ao século XXI? Como não acredito em coincidências, pensei em quais seriam os players mais prováveis de desaparecerem durante este milênio.

A grande resposta dessa pergunta é respondida com uma série de questionamentos: Você está preparado para a mudança? Para a mudança da sua empresa e da sua oferta de produtos? Da sua oferta de serviços? Você planeja o futuro, não apenas feito de trimestres e metas anuais? Mas um futuro para daqui a 5, 10, 15, 20 anos, onde a tecnologia, concorrentes, disruptivas, obsolescência podem e certamente irão atacar seus negócios e seu modo de fazer negócios de forma inexorável?

A melhor maneira de pensarmos nisso hoje é baseando-se em uma frase de Ssimov: “O futuro está aí, apenas você não o está percebendo”. E com isso, realizar os cenários e criar ações para antecipar esses cenários.

Como exemplo, deixo aqui uma conversa com um consultor do governo do Dubai sobre Inovação: Em 30 anos, eles querem ser totalmente independentes do petróleo. E se um dos maiores produtores de petróleo do mundo pensa em abandonar sua principal fonte de receita por algo diferente, creia, a mudança também virá para você. Para finalizar: Você está preparado para sobreviver ao milênio?

0 Comentários

Deixe o seu comentário!