Tendências do Gartner

Essa semana estive no evento do Gartner Group  e uma das coisas que mais me chamou a atenção foram as predições de como o mercado mundial e brasileiro devem se comportar nos próximos anos.

Mais do que apenas um exercício de futurologia, mas como um farol para onde devemos alinhar e apontar os investimentos de forma a permitir que as corporações possam ser competitivas em um cenário mundial.

A primeira das preocupações e investimentos é a área de BI e/ou Analytics. Esse investimento permite as empresas minerarem seus dados e com isso produzirem insights sobre consumo, tendências de consumo, estoque, geração de caixa. Em resumo tudo que podemos produzir baseado nos dados armazenados e na produção de estatísticas e modelos matemáticos baseados nesses dados.

A segunda área são os serviços em nuvem (servidores, aplicativos, backups, sites, etc) que possuem muitos obstáculos a sua implementação, ainda mais, em um pais onde a disponibilidade de serviços de telecomunicação não é uma constante.

A terceira área são os smartphones, os aplicativos moveis e a mobilidade. Com o crescimento cada vez maior desse mercado, do uso desses dispositivos os investimentos nessa área são uma obrigação e um problema, novamente em virtude da falta de uma melhor estrutura de telecomunicações no pais.

Por fim vou destacar as área de IoT e inteligência Artificial que no mundo cada vez mais crescem de importância em virtude das possibilidades que permitem e que infelizmente no Brasil ainda se encontram em um atraso em relação aos investimentos e uso no pais.

Espero que com isso possamos ter alguma luz no árduo caminho a trilhar.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!