(21) 99972.6420

Guia básico do monitoramento de cargas!

A importância do monitoramento de cargas é bem reconhecida pela grande maioria das empresas brasileiras, independentemente do seu segmento.

Para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas sobre monitoramento de cargas, preparamos este artigo especial.

Trata-se de um guia básico, que reunimos algumas informações importantes sobre esse processo que está diretamente ligado ao sucesso no transporte de cargas.

Boa leitura!

1. O que é monitoramento de cargas

O monitoramento de cargas é o processo logístico que possibilita o acompanhamento em tempo real da situação da carga, do veículo que a transporta, desde o momento do carregamento até a entrega no destino final.

Assim, o monitoramento de cargas permite a coleta e análise de informações sobre a rota seguida pelo veículo, prevendo potenciais riscos e perdas da carga durante o processo de transporte.

2. Conheça o Datalong16, dispositivo que possibilita o monitoramento de cargas

A Datalong16 é uma empresa especializada em internet das coisas e monitoramento, eles desenvolveram um dispositivo de monitoramento de cargas, que é capaz de verificar a localização da frota e controlar as condições da carga.

Com esse sistema de monitoramento é possível ter controle exato sobre a localização geográfica da carga transportada e se algo acontecer com a carga durante o processo de transporte você é rapidamente avisado e consegue tomar as ações necessárias.

Essa tecnologia é indicada para controlar o ciclo frio, congelados, produtos químicos, remédios, vacinas e órgãos nos quais essas condições são determinantes para manter a qualidade do mesmo. Esse dispositivo pode ser usado não apenas durante o transporte, mas em todo o ciclo de vida dos produtos, podendo ser colocado nas câmaras frias, nos veículos de transportes, nas gôndolas, reduzindo perdas e aumentando o controle.

Por conta do uso de tecnologias similares, muitos gestores costumam comparar o monitoramento de cargas com o rastreamento, o que é um total equívoco.

3. Entenda a diferença entre rastreamento e monitoramento de cargas

O rastreamento de cargas é uma tecnologia muito mais simples, que faz parte do conjunto de ações de acompanhamento em tempo real de uma carga, desde o ponto de partida até o momento da entrega.

O rastreamento é o processo de sinalização desenvolvido para localizar uma carga, utilizado nas situações de desaparecimento ou roubo, utilizando, sinais de radiofrequência para localização.

Já com o sistema de monitoramento de cargas você não apenas verifica a localização da carga, mas também controla as condições de: temperatura, pressão, aceleração, impactos sobre o produto. O dispositivo Datalong16 da GED  & AP Tecnologia, é capaz de fornecer alertas para informar gestores, motoristas e responsáveis pela carga ou pátio sobre as condições de armazenamento. Em tempo real você pode ter informações sobre todas as condições de armazenamento em seu pátio, suas gôndolas, caminhões, armazéns e outros meios e locais de armazenamento.

4. Quais são os benefícios do uso de monitoramento de cargas 

Os principais benefícios que podemos abordar são:

– Acompanhamento de ocorrências com a carga em tempo real;

– Possibilidade de alterar a rota com a carga já em movimento, para evitar atrasos e perdas;

– Prevenção de roubos e de acidentes e a melhoria da comunicação entre gestores e motoristas.

5. Entenda o impacto positivo da tecnologia no monitoramento de cargas

Conforme já abordamos ao longo desse artigo, a implementação da tecnologia no monitoramento de cargas ainda é um desafio para algumas empresas.

Por outro lado, o uso dessa tecnologia está otimizando todas ações relacionadas ao acompanhamento de todas as etapas do transporte de cargas, desde o local de origem até a chegada ao destino final.

E chegamos ao fim do nosso guia básico do monitoramento de cargas! Com esse nosso nosso artigo, você aprendeu um pouco sobre o que é monitoramento de cargas e quais são os desafios e os benefícios desse processo para a as empresas de logística.

Quer saber mais sobre monitoramento de cargas e como o nosso dispositivo pode ajudar na melhoria do transporte? Fale conosco. 

compartilhe:

Mais Posts

Essay Help That Will Benefit All

Being aware of what type of essay aid is available is important, because some help could be required by the individual. This is a process

Hook Up on Tinder

Since dating can be stressful, there is the possibility of humor to try to reduce tensions. In a new study published in the Proceedings of