As Inteligências artificiais depois da implementação das técnicas de “Deep Learning” e de “Machine Learning” são poderosas ferramentas para identificação de parâmetros e padrões. A capacidade que os seres humanos tem de identificar padrões é bem reduzida uma vez que não conseguimos lembrar de um grande número de eventos e menos ainda de suas causas e efeitos.
Com essas técnicas as IA podem perceber todas as ocorrências, das quais, não conseguimos lembrar e com isso formar um painel mais preciso desses padrões. Mas qual o objetivo de se poder criar esses padrões e segmentar seus clientes com esses padrões ??
Com esses padrões definidos podemos segmentar e entender melhor nossos clientes, de ter mais assertividade sobre suas motivações de consumo, sobre suas necessidades de consumo e com isso podemos segmentar melhor a propaganda, ofertas, descontos e outras ações que possamos vir a ter melhor relacionamento e melhor rentabilidade no trato com esses clientes.
E o que precisamos para poder realizar esses insights e definir os padrões de uso e consumo ? Basicamente grandes volumes de dados sobre nossos clientes. E eles podem ser conseguidos das mais diferentes fontes, por exemplo: das avaliações dos aplicativos da apple store e google play, do facebook, do twitr, dos email de suporte, sac, dos atendimentos pelas centrais de atendimento de pesquisas e formulários de satisfação enviados aos usuários.
As IA podem então auxiliar o planejamento, o marketing, as propagandas e as ações especificas de marketing otimizando com isso orçamentos e maximizando o retorno sobre esses investimentos.
Existem varias IA´s que podem realizar esse trabalho e quanto mais eles forem treinadas a realizar essa função melhor serão seus resultados.