A internet é onipresente e através de históricos de navegação conseguimos gerar uma enorme quantidade de dados, que aliados com a tecnologia, têm impulsionado e transformado o mundo negócios, principalmente, nas ações de marketing.
Os dados são muito poderosos, mas precisam ser gerenciados de maneira certa e responsável, pelos profissionais de marketing, ajudando os na tomada de decisão.
Fato é que a tecnologia e as ferramentas estão mudando tão rápido que nenhum indivíduo sozinho consegue acompanhar esse ritmo.
Por isso, neste artigo levantamos algumas formas de usar esses dados. Vamos lá?
Qual o tipo de dados que a sua empresa precisa?
Ao longo dos últimos anos, o marketing foi se revolucionado permitindo que as marcas entreguem mensagens muito mais segmentadas e assertivas para os seus consumidores.
A partir disso, começou a gerar uma enorme quantidade de dados, gerados com base nas inúmeras mídias digitais, dispositivos, plataformas e canais, onde os profissionais de marketing têm a oportunidade de oferecer experiências de compra melhores.
Mas isso também significa que os marqueteiros têm uma série de questões a serem feitas, por exemplo, é preciso entender qual a tecnologia a ser utilizada para atingir as melhores metas de negócios, quais fontes de dados devem ser explorados ou como gerar dados úteis para as ações.
Essas questões já são conhecidas por esses profissionais há bastante tempo, mas elas se tornaram mais complexas à medida que a escala das informações aumentou.
Quais as diferenças entre as métricas?
Como classificar quais os dados são “bons” e quais são “ruins”. Isso pode ser feito com base nas ferramentas certas, que devem ser escolhidas ao coletar, armazenar e analisar esses dados.
O primeiro passo é coletar as informações, das mais variadas fontes como: pedido de vendas, interações com clientes, pesquisas, redes sociais, entre outras. Uma vez que esses dados são coletados, devem ser analisadas e convertidas em métricas úteis para sua empresa.
Descobrir como extrair esses dados
Os dados sozinhos são simplesmente uma coleção de informações, eles se tornam úteis para a empresa apenas quando são analisados e transformados em insights.
Essas informações geradas são muito privilegiadas e ajudam as empresas a entender o que os clientes estão comprando, quando estão comprando e muito mais.
Centralizar os dados para planejar as ações de marketing
A forma de se comunicar com o consumidor mudou, as marcas não estão mais limitadas a simplesmente interagir com consumidor, fazer com que eles entrem em uma loja e comprem um produto. Hoje temos empresas de diversos segmentos com estratégias para se comunicar com os consumidores em todos os canais de comunicações, como e-mail, site e posts em mídias sociais. E manter o controle de todas essas interações é um desafio enorme.
Uma vez que essas informações são coletadas e analisadas adequadamente, podem servir para alcançar mais efetivamente o público-alvo.
Prever o comportamento do consumidor
Um dos recursos mais interessantes para os departamentos de marketing das empresas é o uso de dados para prever o comportamento do consumidor.
Usando dados de perfil de audiência para prever o que os clientes querem, os profissionais de marketing conseguem ser muito mais proativos, vendendo produtos, criando relacionamentos de longo prazo com os consumidores e determinando mudanças de mercado diante dos concorrentes.
Mas infelizmente, muitas empresas ainda demoram para adotar novas tecnologias, como a inteligência artificial, apesar dos benefícios que elas oferecem. Porém, é apenas uma questão de tempo até que isso mude nos próximos anos.
As novas tendências do mercado estão mudando rapidamente e obter insights antes da concorrência será crucial.
Curtiu as nossas dicas de como usar os dados para suas ações de marketing? Que saber como utilizar a inteligência artificial como uma poderosa arma para aumentar suas vendas? Fale conosco!